22 de março de 2010

KIVA

Microcrédito faz-me lembrar o Sr. Muhammad Yunus e o Banco Grameen que foram distinguidos com o Prémio Nobel da Paz em 2006 por terem criado este tipo de crédito aos pobres, uma "ajuda" para que pudessem gerar valor através do seu trabalho e não ficarem na inércia da pobreza. Há quem precise apenas de um "empurrãozinho" e o Sr. Yunus assim o aplicou à comunidade. Vi há muitos anos uma reportagem sobre ele e achei fascinante, uma ideia tão simples e bondosa e que afecta milhões de pessoas. Foi com muito satisfação que depois soube que seria prémio nobel.

Relacionado com este conceito recebi de uma Amiga um presente de aniversário original e que adorei: um certificado da KIVA para utilizar a meu gosto. KIVA é uma plataforma online que permite a qualquer pessoa no mundo emprestar o valor que deseja a quem precisa, da listagem que a KIVA fornece, neste conceito de micro-crédito.

A KIVA também disponibiliza a possibilidade de se oferecer como presente a alguém. Foi o que recebi, um "KIVA gift". Dá-se para ajudar alguém que dá, é dar em dobro :) e ainda mais porque é um presente que fica para sempre uma vez que o valor emprestado, como é sempre devolvido, poderá ser reemprestado e ajudar novamente a mesma pessoa ou outra que achemos que precise mais na altura.

Já viram que com tão pouco de tanta gente podemos fazer diferença?

Sem comentários: